quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Petruschka

Petruschka, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Michael Fokine, teve sua estreia no teatro Châttelet de Paris pelos Ballets Russos de Serguei Diaghilev em 1911. Seus intérpretes nessa noite, foram os míticos, Nijinsky como Petruschka, Karsavina como a Bailarina, Orlof como o Mouro e Cecchetti como o Mago ou Charlatán.

Agora nasce Petruska Suite, uma homenagem nas comemorações dos 100 anos da sua estréia, a os Ballets Russos e especialmente a genialidade de Stravinsky e Nijinsky.

Num clima carnavalesco, um Mago mostra ao público seu pequeno teatrinho com os seus três bonecos ou títeres, que ele mesmo manipula dando vida aos seus movimentos e fazendo brotar neles sentimentos humanos como o amor e o ciúme.

Petruschka é uma marionete de palha tradicional no carnaval russo, de caráter bufo e burlão, equivalendo ao Polichinelo no mundo latino, que cobra vida é desenvolve a capacidade de sentir.

Em 1921 Stravinsky, vendo o grande sucesso do Ballet, decide criar uma versão para piano solo, que exige uma técnica de maestro e uma sensibilidade muito especial.

É nesta versão, com a interpretação de Yuja Wang ao piano, que Victor Navarro encontra o estímulo para recriar a historia, desta vez sintetizada e atualizada, utilizando uma linguagem plástica, dinâmica e direta para o espectador.

Foi um desafio para mim a tentativa de atualizar e fazer a obra compreensível em menos da metade do tempo da versão integral de 1911. Espero ter conseguido recriar um trabalho digno, que corresponda à imensa admiração que sinto por esta obra, que marcou o inicio da música contemporânea e renovou a Historia da Dança.

Victor Navarro Capell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário